Renovação

Prorrogado contrato de limpeza urbana

Sersul pode seguir por mais um ano; extensão da pactuação foi autorizada em razão da suspenção judicial da licitação concluída em dezembro

Infocenter -

A prefeitura de Pelotas autorizou a extensão do contrato por até mais um ano com a Sersul, responsável pela limpeza urbana. O motivo para ampliar o acordo firmado em 2012 é a suspensão judicial da licitação concluída em dezembro que havia tido como vencedora a empresa BA Meio Ambiente, com sede em Belém, no Pará.

Dona da menor proposta dentre as três inscritas no processo, com custo de R$ 16,8 milhões por ano, a prestadora de serviços paraense foi impedida de assinar contrato com o município. A razão é um processo de recuperação judicial enfrentado pela BA, o que motivou recurso na 6ª Vara Pública do Foro de Pelotas. Segunda colocada no certame, a Sersul obteve liminar e suspendeu a oficialização do novo acordo. Diante do impasse, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) assinou o aditivo, que prevê o pagamento de até R$ 1,2 milhão por mês para a continuidade do trabalho.

Embora o prazo desta prorrogação seja de um ano, com opção de nova extensão por mais um ano, o contrato pode ser quebrado a qualquer momento. Caso a Justiça derrube a liminar que suspendeu a licitação, município e empresa poderão assinar o novo acordo, que prevê a varrição manual e mecânica das ruas, manutenção da área central e limpeza do Calçadão, limpeza dos bairros, pintura de meios-fios e roçado (urbano e rural).

Conforme o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Jeferson Dutra, o aditivo não aumenta os gastos do município com a limpeza, já que o preço pago mensalmente está mantido no parâmetro atual. “A empresa continua a partir de um contrato em caráter de excepcionalidade. Trata-se de um serviço essencial ao interesse público, não podendo permanecer sem a prestação do mesmo”, explica.

Enquanto os 350 funcionários da Sersul permanecem em atividade sem saber por quanto tempo, a Ssui espera que o caso seja solucionado pela Justiça o quanto antes, apesar de não existir um prazo definido. Dutra não descarta a possibilidade de que uma nova licitação seja lançada. “Todas as alternativas serão analisadas pelo corpo jurídico da prefeitura a fim de que se resguarde, acima de tudo, o interesse público”, completa.

Nesta quarta-feira (30), equipes realizaram limpeza na rua Baldomero Trápaga, no Fátima, roçado na avenida Juscelino Kubitschek e próximo ao Ginásio Municipal, trabalho de microdrenagem na Bom Jesus e jardinagem no Museu da Baronesa.

Contraponto
A reportagem tentou conversar com representantes das duas empresas envolvidas no impasse envolvendo a licitação da limpeza urbana. A Sersul disse que somente a Ssui poderia dar detalhes sobre o contrato e o aditivo e garantiu que todas as suas atividades estavam sendo executadas normalmente.

Já a BA Meio Ambiente não foi localizada para comentar. Na página da empresa não existe telefone para contato e em nenhum dos números obtidos pelo Diário Popular houve retorno.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Juntos pela primeira vez Anterior

Juntos pela primeira vez

Prefeitura abre inscrição para novas licenças de mototáxis Próximo

Prefeitura abre inscrição para novas licenças de mototáxis

Deixe seu comentário